Postado por Steph Resenha – Todas as Pequenas Luzes

Todas as Pequenas Luzes é o mais novo livro da Jamie Mcguire lançado aqui no Brasil. Ele é completamente novo inclusive seu gênero um Jovem Adulto Dark. Ele conta uma fascinante história sobre um primeiro amor que começa jovem, mas que vai muito além disso.

Sinopse: Quando Elliott Youngblood vê Catherine Calhoun pela primeira vez, ele é apenas um garoto com uma câmera nas mãos que nunca viu algo tão triste e tão belo. Os dois se sentem excluídos e logo se tornam amigos. Porém, no momento em que Catherine mais precisa dele, Elliott é forçado a sair da cidade.

Alguns anos depois, Elliott finalmente retorna, mas ele e Catherine agora são pessoas diferentes. Ele é um atleta bem-sucedido, e ela passa todo o tempo livre trabalhando na misteriosa pousada de sua mãe. Catherine ainda não perdoou Elliott por abandoná-la num momento difícil, mas ele está determinado a reconquistar a amizade dela — e a ganhar seu coração.

Bem quando Catherine está pronta para confiar outra vez em Elliott, ele se torna o principal suspeito em uma tragédia local. Apesar da desconfiança de todos na cidade, Catherine se agarra ao seu amor por Elliott. Mas um segredo devastador que ela esconde pode destruir qualquer chance de felicidade que os dois ainda têm.

Resenha: 

Eu me apaixonei por você naquele verão, Catherine. E continuei te amando depois.

Quando Catherine e Elliot se conhecem eles são bem jovens, na verdade ele a vê primeiro é só alguns anos depois finalmente fala com ela. Tudo isso ocorre no inicio da adolescência dos dois e Elliot passa apenas os verões em Oak Creek com sua tia e tio, cidade em que Catherine vive com seus pais.

Quando eles começam a se aproximar, ambos estavam lidando com seus próprios problemas, mas acabam se tornando muito próximos e surgi aí uma amizade inabalável. Mas, quando Elliot é forçado a deixar a cidade no momento em que Catherine mais precisa dele, essa amizade é abalada, pois ela foi deixada sozinha para lidar com sua dor e solidão, sem nenhuma explicação ou um adeus.

Conforme o tempo passa, ela vai tentando encontrar uma maneira de contar apenas com si mesma e superar a aparente perda de seu melhor amigo. Porém, quando Elliot volta, alguns anos depois, para o último ano do ensino médio, ele fará de tudo para reconquistar a confiança de Catherine, mas muita coisa aconteceu e tudo está diferente. Eles cresceram e mudaram. Ele agora é o quarterback do time de futebol da escola e parece não ter problemas em fazer amigos e ser popular, enquanto Catherine é a excluída/estranha e se esforça para sobreviver e lidar com os problemas que tem em casa.

Mas, apesar de todos os ressentimentos e improbabilidades de Catherine perdoa-lo, os dois acabam superando tudo isso e se aproximam, mais do que isso, os dois finalmente resolvem dar uma chance para mais, porém justo quando isso acontece um crime ocorre na cidade e o principal suspeito é Elliot, mas Catherine se agarra ao que sente por ele e fica ao seu lado.

Porém, além disso, ainda há segredos nesta história, um segredo que Catherine precisa guardar, um segredo que por mais que ela confie novamente em Elliot ela não pode contar a ninguém, mas uma hora ou outra isso virá à tona… Será que Elliot continuará ao lado dela? Será que Catherine ficará bem depois desta revelação? Ahh pra vocês saberem tudo isso vocês terão que ler o livro rsrsrs.

O livro tem um enredo muito interessante e que te deixa de queixo caído quando você descobre o segredo dele e isso só ocorre no final, a Jamie foi deixando pistas durante a leitura, mas em nenhum momento eu vi isso chegando e foi um grande UAU. A história é contada pelos dois pontos de vista, Elliot e Catherine, também há muita coisa acontecendo em segundo plano e você não consegue descobrir o que está realmente acontecendo até o final. O livro aborda temas bem presentes na adolescência, incluindo divórcio, bullying, racismo, negligência, pressão familiar/grupos, saúde mental e outros.

Elliot foi um personagem persistente, leal, corajoso e estava sempre ao lado de Catherine, ele faria qualquer coisa por ela. Já Catherine teve que aprender a ser forte e a cuidar e defender a si mesma, ela era um pouco insegura em confiar nas pessoas, mas com tudo o que ela tinha passado, essa insegurança era compreensível, ela se sentia bastante confusa e estava lidando com muita coisa em uma idade muito jovem. Mas, ambos queriam o melhor um do outro e lidavam com o drama e a pressão da escola e de suas famílias. No final do livro, tudo se encaixava e é compreendido.

Exemplar disponibilizado pela Verus Editora para resenha no site.

É isso, espero que tenham gostado da minha resenha e que ela te incentive a ler este livro, porque tenho certeza que você irá amar a leitura.

Saiba onde comprar Toda as Pequenas Luzes e os demais livros da Jamie McGuire publicados no Brasil pela Verus Editoraaqui.

Resenha: Nicole Steph

Comentários